O sistema de freios é um item de segurança do veículo. Ele é formado por componentes de fricção e de sistema hidráulico.
Os componentes de fricção são os que utilizam o atrito entre as partes para efetuar a frenagem do veículo. Já os componentes hidráulicos são usados para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.
As peças de fricção são: disco, tambor, pastilhas e lonas de freio. Cilindro mestre, servo freio, cilindro de roda e pinça de freio formam o sistema hidráulico.
Sinais de que há problemas nos freios
Alguns sintomas podem indicar problemas nos freios:
- Chiado ao frear
- Necessidade de adicionar fluido de freio constantemente
- Falta de potência nos freios
- Acendimento da luz do painel
- O carro puxar para algum lado quando o freio é acionado
- Necessidade de adicionar fluido de freio constantemente
- Falta de potência nos freios
- Acendimento da luz do painel
- O carro puxar para algum lado quando o freio é acionado
Nesses casos, leve o automóvel até uma oficina para corrigir o problema.
Cuidados com os freios do seu carro
Alguns cuidados rotineiros podem fazer com que os freios funcionem melhor e ajudam a evitar problemas.
• Evite freadas bruscas: seja sutil na hora de frear. Frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e desgastam mais rapidamente os freios.
• Use freio motor: deixe sempre o carro engrenado em marchas mais curtas em declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de gasolina.
• Verifique periodicamente pastilhas, discos, lonas e tambores: nós já te contamos aquique as pastilhas devem ser trocadas a cada 10 mil quilômetros. Na hora da troca geralmente também será necessário substituir os discos. Aproveite a ocasião e peça para o mecânico verificar o estado das lonas e tambores. Após a troca, evite frear bruscamente por até pelo menos 300 km rodados para que pastilhas e discos possam se assentar.
• Fique atenta ao fluído de freio: ao trocar as pastilhas, verifique também o fluído de freio. Ele deve ser trocado a cada 15.000 km ou quando algum componente hidráulico for substituído. Com o passar do tempo, esse líquido sofre contaminação pela água presente no ar e começa a ferver mais rapidamente, o que pode comprometer todo o sistema de freios.
http://soparaelas.sinoscar.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário