sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Air Bag, obrigatoriedade vale muito a pena!

A Segurança veicular atualmente é muito levada em conta nos projetos de novos veículos. Vários testes e muito dinheiro é investido ano após ano, visando a salva guarda dos ocupantes de um automóvel. Sabemos que há muito tempo este item se encontra disponível para aquisição como opcional, porém, como estamos no Brasil, muitos eram os proprietários que economizavam um dinheiro neste quesito, eximindo seus carros da instalação destes componentes.
O que é?
bolsa de air bagO sistema de air bags nada mais é do que um conjunto de bolsas que tem por função amortecer o deslocamento do condutor e ocupantes no caso de colisões. Em modelos básicos, estas bolsas estão disponíveis ao motorista e passageiro imediatamente ao seu lado, porém em modelos de categorias de preço mais elevado, sabemos que existem os laterais, de cortina, de cabeça, etc. 
Há uma unidade de comando e sensores que complementam o funcionamento do sistema e vários modelos também possuem os pré-tensionadores de cinto de segurança.
O amortecimento dos air bags se dá quando estes estão esvaziando. Muitas pessoas acreditam que o funcionamento ideal é com eles plenamente “cheios”, porém não se trata de uma realidade. Isto porque, se ele estiver cheio no momento do contato com o ocupante, pode ocasionar diversas lesões de face graves incluindo até cortes e queimaduras. Sendo assim, a bolsa serve como um travesseiro onde o integrante do veículo irá “deitar” sua cabeça da forma mais suave possível
Os sensores indicam para a unidade de comando do Air Bag, a região crítica da colisão. Modelos de veículos básicos, por possuírem somente as bolsas dianteiras, terão somente os sensores de impacto frontal, porém, dependendo do ângulo de ataque da colisão, mesmo tratando-se de deformação na região dianteira, pode não ocorrer a deflagração.
Todo o sistema funciona em milissegundos, pois em uma situação de necessidade de atuação do sistema, tudo acontece extremamente rápido.
air bags lateraisModelo de veículo com air bags laterais e de cortina além dos frontais
Dinâmica de funcionamento
ativação do air bagNão é toda colisão que acarretará em disparo do sistema. Tudo depende basicamente da desaceleração da massa total do veículo, ou seja, quanto tempo ele demora para reduzir sua velocidade. Quando esta situação ocorre e é identificada uma deformação da zona crítica de medição dos sensores de deformação, o sistema eletrônico manda um sinal para as bolsas e tensionadores de cinto de segurança, de forma à iniciar o processo de proteção aos ocupantes.
Os detonadores, tanto das bolsas quando dos cintos, possuem gás nitrogênio (pode variar o gás de acordo com o fabricante), desta forma, o manuseio destas peças deve ser executado com extremo cuidado, para que não haja uma explosão desnecessária. É necessário muito cuidado ao desmontar estes componentes, e nenhum acessório instalado no veículo pode afetar estes itens, do contrário, todo funcionamento pode ser comprometido.
Os pré tensionadores tem a função de puxar o cinto de segurança de forma à preparar os ocupantes para o impacto. Por isto é muito importante citar que o cinto deve ser usado da forma como foi desenvolvido. Não aplique aquelas peças plásticas visando “folgar” o cinto. Sei que muita gente se incomoda com ele, porém no caso de uma colisão, a bolsa pode trazer sérios danos. Veja abaixo uma figura que demonstra o funcionamento do pré tensionador, então você entenderá o porque da existência deste ítem.

funcionamento pré tensionador
Acabamentos internos do veículo influenciam o funcionamento
local do air bagAlguns proprietários de veículos se incomodam com ruídos internos dos acabamentos que teimam em ranger, estalar, vibrar e etc. Concordo que realmente isso é muito inconveniente, visto as condições de ruas e estradas. Infelizmente com o tempo tudo cria folga e começa à emitir algum tipo de incômodo. De fato existem algumas oficinas e até concessionários que retrabalham estas regiões deixando o interior do veículo um silêncio só, porém é necessária atenção redobrada nas regiões onde há air bags instalados. Esta atenção é necessária porque as peças plásticas tem funcionamento crucial na explosão dos air bags, direcionando-os. Alguns projetos contemplam a quebra destas peças plásticas no momento da ação, outros projetos funcionam como tampa, onde a peça se desloca como uma portinhola, de modo à permitir a correta deflagração da bolsa.
Caso as peças tenham qualquer comportamento diferente do qual foi projetada, a proteção pode não ser eficaz ou pior, pode lesionar ainda mais as pessoas. Portanto todo cuidado é pouco.

Sustos
Quem já viu uma deflagração de air bag espontânea ou controlada, pode se assustar com o ruído da explosão. Me lembro de uma ocasião em que trabalhava na oficina de uma concessionária, quando por falta de cuidados no manuseio do sistema de air bag, houve uma explosão. O ruído é tremendo e inclusive o dono mencionou que jamais teria outro carro com air bag. De qualquer forma, acredite, no momento da colisão o que você jamais vai se lembrar é do ruído do air bag em detonação. Esta é uma situação em que até o momento não foi desenvolvido uma peça mais silenciosa, tamanha a necessidade de reação rápida do sistema.
deflagração air bagExemplo de deflagração de air bag
Obrigatoriedade
Agora é lei, todo modelo de veículo de produção a partir de 2014, tem por obrigação sair de fábrica com o sistema de air bags instalado. Esta é uma lei que vem complementar a importância da segurança no meio automotivo. Já tive oportunidade de conhecer diversos projetos de veículos com a proposta de custo bem reduzido, visando atender um público local, onde diversos ítens básicos de segurança são removidos. Várias montadoras aplicam este conceito removendo ítens que não são aparentes aos seus usuários, com o objetivo de economizar no processo produtivo. Esperamos sinceramente que outras leis venham a ser implementadas, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade e o desenvolvimento de veículos ainda mais seguros aos seus ocupantes, mas temos de ter a plena consciência de que algum percentual deste custo será repassado aos consumidores. Mas tendo bom senso, muitos serão os beneficiados e o custo será mínimo quando verificarmos que a conservação de nossas vidas foi possível em função destes implementos.
Bom, espero ter mostrado ao menos um pouco da importância e funcionamento dos air bags.
Sei que em algum momento no passado, você já teve oportunidade de comprar um veículo com este sistema, porém não o fez pelo custo agregado. Sendo assim, vc deve comemorar esta obrigatoriedade.

http://entendaseucarro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário