quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

As diferenças de um pneu com câmara e um sem câmara

foto: webcarrosonlinefoto: webcarrosonline
da redação
KasterwebAtualizado em 11/11/2015 15h23
Pneu com câmara e um sem câmara? Qual a diferença? Muitos proprietários de veículos buscam maiores informações para poder entender seus mecanismos e componentes. O pneu, uma peça tão importante quanto todas as outras, também possui as suas especificidades. Se você ainda não conseguiu descobrir o que é um pneu com câmara, veja nosso artigo que preparamos especialmente para você, detalhando seu conceito e principais diferenças de um pneu sem câmara.
imagem quatro rodas
imagem quatro rodas

Então, qual é a diferença?

A diferença básica está dentro do pneu. Os pneus “sem câmara” possuem, interiormente, uma borracha especial, esta borracha garante a retenção do ar, por isso, eles devem ser montados em aros apropriados, utilizando válvulas especiais.
As vantagens dos pneus sem câmara são as perdas de pressão. Neste caso, a perda é lenta, quando perfurada, além disso, é menor o aquecimento e o número de itens reduz o seu custo, também o tornando mais leve e com maior facilidade nas operações de montagem e desmontagem.

Principais diferenças no processo de vedação

Os pneus com câmara e os sem câmara são praticamente iguais externamente, a real diferença entre os dois está apenas na parte interna. No pneu sem câmara, como revelado anteriormente, há um revestimento de borracha especial que garante uma perfeita vedação do ar sob pressão, e com isso, o aro permite um perfeito assentamento dos talões do pneu de encontro aos assentos cônicos e flanges e a válvula para o enchimento do pneu é posta no furo do aro.
Outra vantagem de usar o pneu sem câmara é a simplicidade nas operações de montagens e desmontagens. Quando um pneu sem câmara é perfurado, este não sofre retração quando a válvula é fixada no aro, sendo assim, o ar só tem como alternativa escapar pelo próprio orifício e o vazamento o torna bem lenta.
Diferentemente nos pneus que possuem câmara, esta se esvazia instantaneamente e o ar escapa pelo orifício da válvula, no aro. Na verdade, isso tudo é muito simples, o que garante a vedação é a pressão interna que faz com que o seu pneu se expanda.

Vantagem da utilização de câmara em pneus radiais:

Quando um pneu radial sofre qualquer tipo de agressão como a perfuração ou infiltrações por causa de consertos mal feitos, podem ter a vida útil prolongada com o uso de câmara de ar. É uma solução muito eficaz, já que a maioria das borracharias não tem equipamentos que possam suprir as necessidades de um conserto de pneus radiais.
É muito importante acrescentar que a principal função da câmara de ar nos pneus radiais  é que são produzidos para serem utilizados sem câmara e permitir que os mesmos continuem tendo vida útil mesmo depois de furados, cortes e vazamentos nos talões e a utilização deve ser feita após o problema ocorrido, assim a câmara de ar aumenta em cerca de 3 a 5% o peso do pneu montado. Além de ser uma boa alternativa, talvez ainda seja mais econômica, vale a pena consultar profissionais reconhecidos para um bom acompanhamento do seu pneu.
E o seu pneu? É com ou sem câmara? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário