A Alfa Romeo está finalizando o desenvolvimento de seu primeiro SUV em um momento em que o renascimento da marca esportiva está ganhando forma. O SUV compacto provavelmente será revelado em 2016, depois de um sedã médio que tem estreia programada para este ano, disseram fontes familiarizadas com o assunto.
Os dois modelos serão baseados na tecnologia de tração traseira chamada de “Giorgio”, desenvolvida por uma equipe de engenharia liderada por ex-gerentes da Ferrari, disseram as fontes, que pediram anonimato porque os planos são privados. A Fiat Chrysler preferiu não comentar os planos de produto específicos da Alfa Romeo.
Os dois carros são fundamentais para a estratégia da Fiat Chrysler Automobiles de transformar a fabricante italiana de nicho em uma marca de luxo capaz de desafiar a BMW e a Audi, unidade da Volkswagen. O CEO da empresa, Sergio Marchionne, planeja investir 5 bilhões de euros (US$ 5,9 bilhões) na reformulação da Alfa Romeo para explorar o prestígio de carroscomo o Duetto Spider, conduzido por Dustin Hoffman no filme “A primeira noite de um homem”.
Com o plano de lançar oito novos modelos até 2018, incluindo dois SUVs, a marca busca mais que quintuplicar as vendas, para 400.000 carros. A expansão virá principalmente daChina e da América do Norte. Como parte de seu retorno ao mercado dos EUA, a Alfa Romeo apresentará a versão spider sem capota do esportivo 4C, que custa US$ 53.900, no Salão do Automóvel de Detroit. As concessionárias americanas dizem que a demanda é forte.
“Estamos entregando Alfas na mesma velocidade que conseguimos fabricá-los”, disse Chuck Eddy, vendedor da Fiat Chrysler que opera perto de Youngstown, Ohio, EUA. “Estamos animados. Estamos buscando construir uma nova unidade e não o faríamos se não sentíssemos uma positividade em relação à marca”.
Contudo, a Alfa Romeo poderá atingir apenas metade de sua meta. A IHS Automotive prevê um volume de entregas próximo de 200.000 carros em 2018, contra menos de 70.000 no ano passado.
A meta é “bastante ambiciosa”, disse Michelle Krebs, analista sênior do Autotrader.com. Com a estabilização do crescimento das vendas nos EUA, “a torta não está crescendo, por isso eles terão que tirar essa participação de algum lugar. Mas de onde?”.
O renascimento da Alfa Romeo é fundamental para a estratégia da Fiat Chrysler para o setor de luxo, cuja previsão é que os veículos destinados à venda internacional sejam produzidos nas fábricas italianas subutilizadas da empresa. Os problemas da empresa na Itáliacontribuíram para os 141 milhões de euros em prejuízos na Europa nos nove primeiros meses de 2014.
O novo SUV da marca italiana esportiva provavelmente será produzido juntamente com o sedã na fábrica de Cassino, perto de Roma, disseram as fontes. Ao basear os dois carros em uma tecnologia semelhante, a Fiat Chrysler visa a cortar custos, pois o desenvolvimento de um novo modelo tem um custo aproximado de US$ 1 bilhão, contra um investimento de menos de US$ 300 milhões para adaptar uma tecnologia existente, disse Marchionne no ano passado.
A Alfa Romeo planeja apresentar o sedã, que tem sido chamado de Giulia, no dia 24 de junho para celebrar o aniversário de 105 anos da marca. A apresentação será realizada no museu da Alfa Romeo, nos arredores de Milão, onde a fabricante de carros foi fundada.
“Existe espaço na mente do consumidor americano para outra marca de luxo, se for bem feita”, disse Richard Hilgert, analista da Morningstar em Chicago.
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