A embreagem é utilizada para desligar o motor das rodas, quando há uma troca demarchas ou quando se põe o carro em movimento. Isso permite que se engate uma nova engrenagem antes da transmissão voltar a ser ligada, permitindo que o motor atinja rotações suficientes para fazer o automóvel andar.
Mas, uma das grandes dicas para manter o correto funcionamento da embreagem é pôr fim a tradições seculares dos motoristas brasileiros. Uma delas é usar o pedal da embreagem como descanso de pé. A outra, mais danosa, é segurar o carro no motor, isto é, usar a embreagem – em vez do freio de mão – para segurar o carro em uma subida, através do uso simultâneo com o acelerador.
Essas práticas podem reduzir muito a vida útil do conjunto de embreagem, antecipando a troca e causando despesas que podem ultrapassar os R$ 500 reais, nos carrosnacionais, e até R$ 2 mil, nos importados.
E, uma das formas de prolongar a vida do conjunto de embreagem (platô, disco, rolamentos e colar) é fazer a manutenção preventiva. Isso significa trocar o óleodesse sistema a cada 40 mil quilômetros ou segundo as especificações do fabricante.
Ações simples são necessárias para preservar a embreagem, como por exemplo, não utilizar o seu carro acima do limite de carga especificado pelo fabricante, porque isso terá repercussões bastante negativas no sistema de embreagem. Outra dica é de não arrancar com violência e evite sair em segunda marcha. Da mesma forma, evite reduções bruscas de velocidade. Freando ou desacelerando subitamente o motor.
Ao sair da garagem, verifique sempre se o chão da garagem está com manchas de óleo. Com estas observações a vida útil da embreagem irá se prolongar e com isso você economiza dinheiro na manutenção. Por isso, cuide bem do carro para não deixar você na mão quando mais precisa dele.
Por Ana
http://www.tudocarros.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário